Borntito de Sousa reage ao relatório da eurodeputada aprovado pelo parlamento europeu

Borntito de Sousa reage ao relatório da eurodeputada aprovado pelo parlamento europeu

O Ministro da Administração do Território, Bornito de Sousa, disse esta sexta-feira à imprensa que o relatório apresentado pela eurodeputada, Ana Gomes, ao Parlamento Europeu, apresenta algumas inverdades e omissões.

Bornito de Sousa garantiu que o Governo Angolano, estará sempre disponível a dar a sua contribuição em torno dos problemas apresentados e ao mesmo tempo apelou a serenidade, uma vez que as temáticas estão a cargo das autoridades judiciais.

O Relatório apresentado esta quinta-feira ao Parlamento Europeu pela eurodeputada, Ana Gomes, aponta graves violações dos Direitos Humanos em Angola e aquele parlamento já aprovou uma resolução que pede respeito aos Direitos Humanos no país.

Na plenária desta quinta-feira 10 de Setembro, o Parlamento Europeu aprovou uma resolução que pede respeito dos direitos humanos em Angola.

Os eurodeputados aprovaram a resolução com 550 votos a favor, 14 contra e 60 abstenções.

A eurodeputada portuguesa Ana Gomes que levou o debate ao órgão europeu assinalou quatro desenvolvimentos que chamou de preocupantes, entre elas a situação do activista cívico Marcos Mavungo, dos 15 jovens activistas detidos e ainda o confronto do Monte Sumi, na província do Huambo, em Abril último.