Angola reitera direito de África de estar entre membros permanentes do conselho de segurança da ONU

Angola reitera direito de África de estar entre membros permanentes do conselho de segurança da ONU

O vice-presidente de Angola, Manuel Vicente, falou na Assembleia Geral da ONU nesta quinta-feira no 4º dia do Debate Geral da 70ª Assembleia Geral da ONU.

Manuel Vicente reiterou em Nova Iorque o direito do Continente Africano de estar representado entre os membros permanentes do Conselho de Segurança (CS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

De acordo com o vice-presidente da República, que discursava na Assembleia Geral da ONU, o septuagésimo aniversário da organização deveria constituir incentivo adicional para acelerar reformas, visando a revitalização do sistema das Nações Unidas.

“Angola apoia os esforços que visam fortalecer a capacidade da

ONU na gestão de crises e considerão diálogo e a negociação como as melhores formas de resolução de conflitos”.

E acrescentou “Continuaremos a cumprir as nossas obrigações na arena internacional, com especial ênfase para o continente africano e para os agrupamentos regionais nos quais estamos inseridos, nomeadamente a SADC, a CEEAC, os PALOP, o Golfo da Guiné e os Grandes Lagos, para a definição de mecanismos que visem a materialização das formas de cooperação com as Nações Unidas, a União Africana, a CPLP e outros parceiros internacionais”.

Manuel Vicente finalizou dizendo “Angola está a implementar o Programa Nacional de Desenvolvimento 2013-2017, que visa aumentar a oferta de serviços sociais à população, a diversificação da economia e a consolidação da estabilidade macroeconómica, lançando assim as bases do processo de graduação a País de Renda Média. Senhor Presidente, Angola reitera a necessidade do fim ao embargo económico e financeiro imposto a Cuba, que limita o direito do povo cubano ao desenvolvimento e constitui uma clara violação dos princípios e regras do Direito internacional.