“Gato” apresenta candidatura a presidência da UNITA

“Gato” apresenta candidatura a presidência da UNITA

O deputado da UNITA Paulo Lukamba “Gato” apresentou nesta Quinta-feira 22 em Luanda a sua candidatura à presidência do maior partido da oposição angolana, no XII congresso daquela formação política a realizar-se em dezembro próximo.

Paulo Lukamba “Gato”, que concorre à liderança do partido 12 anos depois da sua primeira tentativa, referiu que esse período permitiu “fazer leituras” e preparar-se para um melhor para o desafio.

“Fui candidato vencido em 2003, durante estes anos deixei que o presidente eleito trabalhasse sem sobressaltos, com a minha total colaboração, sempre que me chamou para tarefas concretas, temporárias ou permanentes, estive ao seu lado”, disse

O antigo secretário-geral da UNITA frisou que chegou a sua hora de colocar o “último tijolo e deixar a nova geração continuar esta grande batalha”.

O prazo de candidatura à liderança do partido termina no domingo, tendo já também outro deputado da UNITA, Abílio Kamalata Numa, manifestado a sua intenção de concorrer à presidência da formação política.

De Salientar que Isaias Samakuva fez a apresentação da sua candidatura nesta Sexta-feira 23.

Para concorrer à liderança do partido fundado por Jonas Savimbi, os candidatos têm de ter pelo menos 15 anos de militância “consequente e irrepreensível” na UNITA e reunir assinaturas correspondentes a um mínimo de 40 dos membros efetivos da comissão política e um mínimo de 1.000 assinaturas de militantes, sendo pelo menos 50 assinaturas por cada uma das 18 províncias de Angola.

O vencedor exercerá o mandato até 2019 e será o candidato da UNITA às próximas eleições gerais, que deverão ter lugar em 2017.