O Governador do Banco Nacional de Angola apresentou, esta Quarta-feira em Washington, as reformas e os avanços que estão a ser feitos no sistema bancário angolano às instituições e agentes internacionais, por ocasião das reuniões anuais de Outono do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial (BM), que decorrem sob o lema “Acabar com a Pobreza, Juntos nós Podemos”.
Valter Filipe, num seminário de alto nível sobre as relações entre os correspondentes bancários enquadrado nas reuniões anuais conjuntas do FMI e do Banco Mundial, e aproveitou a reunião de Washington para fazer contactos e parcerias com vista a reestruturação da banca angolana.
Falou da reestruturação feita na administração do Banco de Poupança e Crédito (BPC) como sendo benéfica para a economia nacional. “O BPC, que é o grande banco público, conta agora com uma nova equipa, um modelo de reestruturação que vai adequá-lo aos padrões e normas internacionais e aos novos desafios económicos do país. O governador do BNA efectuou recentemente uma visita à África do Sul com vista a cooperação bancária entre os dois países.