O cantor angolano João Sildes Bunga “Wiza” morreu nesta Sexta-feira, numa das unidades hospitalares de Luanda, vítima de doença.
A informação foi avançada, por uma fonte ligada ao cantor tendo referido que o artista teve um “mau estar” súbito e foi levado a um hospital de Luanda onde acabou por falecer.
“O pai do Wiza morreu recentemente e foi sepultado no último sábado (29 de Abril) e desde essa altura o cantor ficou com o astral muito em baixo, esta Sexta-feira foi levado ao hospital e acabou por morrer”, detalhou.
Wiza veio com sua mãe, Elisa Bunga, para Luanda em 1984 saído da sua província natal, Uíge, devido a guerra, mas apesar de perder grande parte dos bens materiais que possuía, trouxe consigo as recordações da vida no campo, amor, música, costumes religiosos e a saudade da terra que ficou longe aqui dentro da pátria.
De sua mãe, que fabricava e tocava kissange, Wiza herdou o gosto e aperfeiçoou a técnica deste instrumento musical angolano. Com a sua mãe, o artista compunha e tocava alguns temas em casa, sempre em idioma Kikongo.
Com o tema Mpasi (sofrimento) conquistou espaço nas rádios de Luanda.
Entre os seus discos mais conhecidos destacam-se “África Yaya” e “Kinsona”.
Wiza trabalhou e partilhou o palco com cantores como Dodô Miranda, Beth Tavira, Gigi e Euclides, Paulo Flores, Dalú, Roger, Xico Santos, Mário Furtado, Moreira Filho, Wando Moreira, Nelas do Som, Pirica, Kizua Gourgel, Totó, João Alexandre, entre outros artistas. (Angop)