Teve inicio nesta Quarta-feira 18 de Setembro o Fórum Pan-Africano para a Cultura de Paz, que reúne na capital angolana personalidade de 16 países dos continentes Africano, Europeu e da América do Sul que num diálogo intercultural estão a abordar a necessidade da paz nas respectivas sociedades.
Música, moda, gastronomia, artes plásticas, visuais e cénicas, bem como artesanato vão preencher os cinco dias da Bienal de Luanda - Fórum Pan-Africano para a Cultura de Paz, que acontece no Museu de História Militar.
Além da vertente cultural, o evento tem ainda em agenda os fóruns da Juventude, da Mulher, de Parceiros e Ideias. Trata-se de plataformas de reflexão sobre o futuro de África, com abordagens focadas sobre a educação, ciência, cultura ao serviço da cultura de paz em África, prevenção de conflitos e o papel da mídia na promoção da paz.
Com o evento tripartido (Angola, União Africana e UNESCO), o país quer promover também a harmonia e irmandade entre os povos através de actividades e manifestações culturais e cívicas, com a integração das elites africanas, exemplificando a vinda do ex futebolista Dedier Drogba, que se destacou no Chelsea da Inglaterra, e do prémio Nobel da Paz 2018, Denis Mukucene.
O Presidente da República, João Lourenço procedeu ao discurso de abertura da Bienal que decorre no Centro de Convenções de Talatona.
Vamos acompanhar o discurso do Presidente João Lourenço
Update your browser or Flash plugin