As contas bancárias que Isabel dos Santos tem em Portugal foram congeladas por ordem das autoridades judiciais portuguesas, avança o jornal "Expresso".
Segundo o jornal português, a informação foi confirmada por duas fontes do sector bancário. A empresária angolana Isabel dos Santos, filha do ex-presidente de Angola José Eduardo dos Santos, está a ser investigada no seu país por suspeitas de gestão danosa e evasão fiscal num caso relacionado com a Sonangol, a empresa petrolífera estatal de cujos cofres foram transferidos 115 milhões de dólares para uma empresa alegadamente controlada por Isabel dos Santos.
Uma das contas bancárias congeladas terá sido a do Millennium BCP, avança ainda o Expresso.
Recorde-se que no final de Dezembro, o Tribunal Provincial de Luanda decretou o arresto preventivo de contas bancárias pessoais da empresária, de Sindika Dokolo (seu marido) e Mário da Silva, além de nove empresas nas quais detêm participações sociais.
E o banco espanhol Abanca anunciou ter fechado acordo para ficar com 95% do capital do EuroBic, instituição financeira em que a empresária angolana detinha 42,5 por cento, avança a imprensa portuguesa.
Isabel dos Santos, com 42,5% do capital, e Fernando Teles, com 37,5%, eram os principais accionistas da instituição, estando, com essa medida, de saída do banco.
Além destes dois, deixaram a estrutura de accionistas Luís Cortez dos Santos, Manuel Pinheiro Fernandes e Sebastião Lavrador, que detinham cada um, 5%, estando os restantes 5% dispersos por outros investidores.