O ministro da Justiça e dos Direitos Humanos, Francisco Queirós, garantiu estar em curso na Boa Vista em Luanda, a construção de um memorial em homenagem a vítimas dos conflitos políticos do nosso país.
Francisco Queirós, que falava esta segunda-feira, durante a ceremonia de lançamento do posto de atendimento que vai facilitar a entrega das certidões de obito aos familiares das vitimas do conflitos políticos que ocorreram desde 1975 a 2002, avançou que no final do processo, o governo vai realizar uma homenagem nacional ás vítimas.
Reiterou que se pretende tratar de questões ligadas à vida espiritual das pessoas com homenagem para honrar as suas memórias, algo que, segundo o responsável, não se faz com dinheiro, pois os valores monetários desprestigiariam as vítimas dos conflitos políticos.
Considerou a probalidade de se iniciar, esta semana, a entrega dos restos mortais às famílias, para a realização dos funerais em conformidade com a tradição de cada vítima, um processo em que o Estado vai apoiar na questão das urnas.
Francisco Queiroz sublinhou que a construção do monumento na Boavista, para homenagear os mortos dos conflitos políticos, será o culminar de todo o processo.
Reportagem de José Quiabolo
Update your browser or Flash plugin