Deputados no Moxico reconhecem dificuldades de órgãos de imprensa

Deputados no Moxico reconhecem dificuldades de órgãos de imprensa

Os deputados do círculo provincial do Moxico visitaram esta Sexta-feira as instalações da Rádio Ecclesia Lwena, no quadro do cumprimento do plano de atividade destes parlamentares.

De acordo com coordenador dos deputados no Moxico, Felino Job, foi uma visita de constatação onde os responsáveis dos órgãos colocaram problemas de vária ordem como a falta de meios de transporte, o mau estado das infra-estruturas, o número reduzido de Jornalistas, o dificultado acesso às fontes de informação, e as insuficiências de equipamentos para reportagens.  

Diante das preocupações apresentadas, o responsável reconheceu o empenho do governo local nos esforços que tem imprimido para melhorar as condições de trabalho dos meios de Comunicação Social.

"Queremos juntar estes esforços para vermos ultrapassados os problemas que ainda persistem, quer em termos de condições de trabalho, quer em termos de capacitação dos jornalistas".

Referiu, igualmente, que os profissionais precisam de estar actualizados para que possam apresentar um trabalho de qualidade a altura das exigências.

"Levamos como preocupação os assuntos apresentados e no que toca à formação dos jornalistas vamos estabelecer contactos com o Centro de Formação de Jornalistas (CEFOJOR) e encontrarmos a melhor via para capacitação periódica destes profissionais".

Já para o director do Gabinete Provincial de Comunicação Social no Moxico,  Bonifácio Bravante, que acompanhou a visita dos Deputados, concordou com a intervenção e considerou que a classe jornalística precisa mesmo de um acompanhamento a julgar pelas dificuldades que passa no exercício da função.

No final da visita os deputados garantiram advocacia para se ver resolvidas as dificuldades enfrentadas pelos Órgãos de Comunicação Social nesta província.

Reportagem de Cristóvão Companhia