
Chegado no sábado, o vice-presidente visitou no domingo vários pavilhões da EXPO Shanghai 2010, onde presidiu à cerimónia oficial do dia de Angola, tendo a seguir orientado a abertura de um fórum sobre oportunidades de negócios na pátria angolana.
Nos seus discursos, perante empresários angolanos, chineses e de outras partes do mundo, reafirmou o compromisso do Governo angolano com o crescimento económico e na melhoria das condições de vida dos cidadãos, ao mesmo tempo que convidou os homens de negócios chineses a investir no país.
Descreveu o ambiente macroeconómico do país como sendo favorável, com o alcance da paz e as reformas introduzidas, e deu garantias de segurança ao investimento privado, assinalando que Angola está aberta a iniciativas que venham a contribuir para desenvolvimento e do bem-estar.
Esta terça-feira, com o seu homólogo, Xi Jinping, manteve um encontro positivo de cortesia, que serviu para analisar as relações existentes e perspectivar o intercâmbio entre os dois estados.
À imprensa angolana, Fernando da Piedade afirmou que o relacionamento entre os dois estados é bom, mas pretende-se evoluir para as parcerias público/privadas e privadas.
A China está a crescer. Tem uma experiência bastante grande que Angola quer aproveitar, sublinhou.
Fizeram parte da comitiva angolana à China os ministros da Geologia, Minas e Indústria, Joaquim David, do Ensino Superior, Ciência e Tecnologia, Cândida Pereira Teixeira, do Comércio, Maria Idalina Valente, e do Urbanismo e Construção, José Ferreira.
Estavam ainda o ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Afonso Pedro Canga, a secretária de Estado para a Cooperação, Exalgina Gambôa, o vice-ministro do Ambiente, Sianga Abílio, e o embaixador de Angola na China, João Manuel Bernardo.
Empresários angolanos e chineses, bem como provenientes de outras partes do mundo participaram igualmente das actividades alusivas às actividades alusivas ao dia de Angola e no fórum sobre oportunidades de negócios no país.