Mincult promove exposição "Outras Plasticidades"

min_cult2Uma exposição colectiva de artes plásticas, intitulada "Outras Plasticidades", será promovida de 1 a 15 de Fevereiro próximo pelo Ministério da Cultura (Mincult), no Museu de Antropologia, em Luanda.

Segundo uma nota daquela instituição, chegada hoje à Angop, a amostra será realizada no âmbito das celebrações do 8 de Janeiro, Dia da Cultura Nacional, devendo reunir trabalhos de 10 artistas.


Os expositores, refere o documento, são todos angolanos residentes nas províncias de Luanda, Cabinda, Kwanza Norte, Kwanza Sul, Bié e Kuando Kubango.


Nessa exposição, os profissionais escolhidos prestam uma homenagem às mulheres artistas da região sócio-cultural Luvale, província do Moxico, que fazem parte do espólio do Museu Nacional de Antropologia em Luanda", cuja cerâmica pelo seu valor estético é obra-prima, considerado património cultural de Angola", acrescenta a nota do Mincult.


Explica que o título "Outras Plasticidades" representa um género de amostra simbólica, diferente, no qual dialogam no mesmo espaço obras de artistas que trabalham numa dimensão cultural da sociedade tradicional e outros que trabalham no encontro com a modernidade.


Segundo Angop. Os 10 artistas servem-se de elementos tidos como paradigmáticos da cultura visual do seu contexto, dando prioridade às suas preocupações estéticas e capacidades de transcenderem os constrangimentos do lugar e da história, pois a arte é uma actividade de fusão e de inter-relação com repertórios estéticos diversos.


A exposição terá como comissário Jorge Gumbe, nascido a 7 de Julho de 1959, nos Dembos, província do Bengo.


Artista plástico, professor de arte, consultor e comissário de exposições de arte, o profissional fez o curso de pintura e desenho com habilitação aoeEnsino na Escola Nacional de Arte de Cubanacán, em Havana, Cuba, tendo feito licenciatura em educação visual e tecnológica, no Instituo Superior Politécnico de Viana de Castelo, Portugal.


Fez ainda o mestrado em arte e educação, na Universidade de Surrey, Londres, Reino Unido, estando actualmente a cumprir o programa de doutoramento na Universidade de Roehampton, em Londres, Reino Unido.


É membro fundador da União Nacional dos Artistas Plásticos de Angola, do qual foi secretário-geral, membro fundador da Associação Bantu de Artistas Plásticos do CICIBA, Libreville, Gabão, da InSEA - Sociedade Internacional de Educação Artística da UNESCO e do Conselho da Associação dos Estudiosos de Arte Africana - ACASA, Washington, sedeado nos Estados Unidos.