Casos de varicela são preocupante

criA directora provincial da Saúde de Luanda, Isabel Massocolo, revelou que de Janeiro de 2011 até à primeira semana de 2012, foram notificados 1.831 casos de varicela na província.

A médica disse ontem à Rádio Nacional de Angola que Viana é o município mais afectado pela virose e que a situação preocupa as autoridades sanitárias, "porque o país já não registava casos de varicela". "A nível da Direcção Nacional de Saúde Pública já não consta esta entidade nosológica. Notificámos 1.831 casos e o município mais afectado é Viana, seguido da Ingombota e do Kilamba-Kiaxi", revelou.

Isabel Massocolo alertou as famílias que as crianças devem ser levadas à unidade sanitária mais próxima quando estiverem a apresentar os sintomas da doença.

A varicela é uma doença infecciosa muito contagiosa, que atinge principalmente as crianças, com maior incidência entre os dois e os oito anos de idade.

Embora mais raramente, também pode atingir adultos que nunca tiveram a doença. O período de incubação varia de duas a três semanas, sendo apenas contraída uma vez, ficando-se à partida imune para toda a vida.

A doença é causada pelo chamado Vírus da Varicela Zoster, muito contagioso. O germén patogénico encontra-se nas vesículas que se desenvolvem sobre a pele. É nas escolas e nas creches onde existem grandes riscos de contágio, quando uma das crianças se encontra infectada. Os pais devem procurar imediatamente um centro de saúde quando a criança apresentar um "ar doente", febre elevada, com temperatura rectal superior ou igual a 39,5ºC, respiração difícil, ter convulsões e estar muito sonolenta e com vómitos repetidos ou dores de cabeça intensas. Existe uma vacina contra a varicela, com uma taxa de eficácia de 70 a 90 por cento.