Consorcio liderado por Petrobras é o dono da perfuração. A petrolífera brasileira Petrobras anunciou hoje ter encontrado uma nova reserva de petróleo em águas do litoral de Angola, num bloco de exploração de crude onde a empresa tem uma participação de cinco por cento.
Num comunicado, a companhia especificou que a descoberta foi feita através da perfuração de um poço situado a 100 quilómetros da costa angolana.
A Petrobras informou a descoberta de petróleo no Bloco 15/06, do qual é sócia minoritária, no litoral de Angola. Foram encontrados hidrocarbonetos através da perfuração do poço Cabaça Sudeste-1, a 100 quilómetros da costa, em lâmina d'água de 470 metros.
A estatal brasileira lembra que o poço Cabaça Sudeste-1 é o sétimo de oito poços de exploração previstos nos compromissos contratuais da licença. Seis dos sete poços já perfurados comprovaram sucesso nas actividades de exploração no bloco.
O bloco é operado pela Eni, que tem 35% de participação no consórcio, em parceria com SSI Fifteen Limited (20%), Sonangol Pesquisa e Produção (15%), Total (15%), Falcon Oil Holding Angola SA (5%), Statoil Angola Block 15/06 Award SA (5%). A Petrobras participação de 5%.
Segundo o portal da Petrobras, as avaliações iniciais indicam a "existência de pelo menos 500 milhões de barris de petróleo de alta qualidade".