O vice-presidente da República, Manuel Vicente, procedeu na noite de quinta-feira, em Luanda, à entrega do Prémio Nacional de Cultura e Artes aos vencedores das diversas disciplinas artísticas da edição 2012.
Foram premiados: Eduardo Paím (categoria de música), José Mena Abrantes (literatura), enquanto na categoria de artes o prémio coube a Kiluanji Kia Henda. Já o grupo teatral Henrique Artes é o vencedor na disciplina de teatro.
Para disciplina de cinema e audiovisuais, o júri atribuiu o prémio ao realizador Alberto Botelho e na categoria de dança o prémio foi para o grupo tradicional "Ombembwa", da província do Cunene.
Todos os contemplados do Prémio Nacional de Cultura e Artes receberam igualmente um diploma de mérito e uma estatueta, cada um.
Segundo Angop, a gala serviu para fazer uma homenagem ao instrumento musical Puita. O referido instrumento que teve a sua origem em África, começou a ser usado pelos caçadores para atrair leões com o som que o mesmo produzia.
Para completar a exaltação da Puita, exibiu-se um quarteto de executantes do instrumento.
O evento foi abrilhantado ainda pelos cantores Matias Damásio, Lina Alexandre, dos instrumentistas Sanguito, dos grupos de dança Muntuenu, os Pescadores, e da apresentação do escritor Manuel Rui Monteio, que leu alguns poemas, entre outros artistas.
A gala de entrega dos prémios contou igualmente com as presenças da ministra da Cultura, Rosa Cruz e Silva e do ministro da Comunicação Social, José Luís de Matos, entre outros convidados.