O director da empresa angolana de cinema, Edecine, Lourenço Roque, anunciou neste domingo que o executivo prevê, para breve, a reabilitação, de forma paulatina, de todas as salas de cinema existentes no país.
O responsável fez esta afirmação à Angop, à margem do acto de reinauguração do Cine São Paulo.
De acordo com o director, a nível de Luanda várias salas de cinema estão a ser objecto de análise, para brevemente serem requalificadas e beneficiarem a população que actualmente percorre longas distâncias para espairecer.
Lourenço Roque fez saber que estão em reabilitação as salas de cinema das províncias de Benguela, Malanje e Namibe, objectivando tirar do ócio vários jovens.
Disse que o Cine Cazenga, em Luanda, será em breve não só reabilitado, mas também requalificado, tornando-o num espaço multiuso, com novos equipamentos e atractivos.
A nível do país, acrescentou, existem cerca de 31 salas de cinema, umas mais degradadas que as outras, mas em vias de serem reparadas e requalificadas.
Segundo o director provincial da cultura, Manuel Sebastião, a reabertura do Cine São Paulo fará com que os munícipes deixem de percorrer longas distâncias para verem um filme, ensaiar peças teatrais, dança, apresentar as suas obras discográficas ou literárias.