O documentário "A Pequena Bahía", de Dorival Caymmi, será apresentado hoje, terça-feira, em Luanda, pela Casa de Cultura Brasil-Angola, no âmbito das actividades comemorativas ao Dia Nacional do Samba, 02 de Dezembro, no Brasil.
Segundo a directora da Casa de Cultura Brasil-Angola, Tessa Pisconti, o documentário produzido pela TV Brasil retrata o perfil do compositor brasileiro, através de depoimentos e participações de familiares nas apresentações musicais e gravações históricas do próprio Caymmi.
De acordo com Angop, considerado um dos maiores compositores da música popular brasileira, Dorival Caymmi nasceu em Salvador, na Bahía, no dia 30 de Abril de 1914 e faleceu no dia 16 de Agosto, no Rio de Janeiro, em 2008.
Em 1938, Caymmi mudou-se para o Rio de Janeiro, mas não deixou suas raízes baianas. Desenvolveu um estilo próprio de compôr e cantar. Entre suas composições estão “Samba da Minha Terra”, “ Modinha para Gabriela”, “Saudade da Bahia”, “ Marina”, “Maracangalha”, “Rosa Morena” e outras.
O samba é um género musical brasileiro tido como um dos símbolos da identidade nacional.