O artesão Isidro Semedo Massoxi defendeu esta quinta-feira, em Caxito, província do Bengo, a criação de uma feira de artesanato na província para facilitar a comercialização das obras dos criadores locais.
Em declarações à Angop à margem de um encontro da associação provincial dos artesões, Isidro Semedo Massoxi justificou que a criação da feira poderá incentivar os artistas da província que actualmente debatem-se com muitas dificuldades para vender as suas obras.
Isidro Semedo Massoxi reclamou o fraco apoio que os artesões têm recebido para a feitura dos seus trabalhos e sublinhou a importância das artes plásticas na preservação da cultura nacional.
Afirmou que o artesanato é uma profissão rentável, mas na província do Bengo o mercado não é favorável, o que obriga os artesões a procurarem novos locais para comercializar as suas obras.
Apontou a falta de matéria-prima como uma das principais dificuldades verificadas pelos artesões na província do Bengo.
Isidro Semedo Massoxi manifestou a disponibilidade da Associação dos Artesãos do Bengo em trabalhar com o governo na formação de meninos de rua, jovens, desmobilizados e presos, dando-lhes formação em artesanato.
No Bengo, a associação do artesão criada em 2010 controla com 25 artesãos.