A directora provincial do comércio, hotelaria e turismo na província do Zaire, Isabel Keba, afirmou hoje, quarta-feira, em Mbanza Kongo, que a requalificação dos sítios históricos dos municípios do Soyo e Nóqui vai relançar o turismo na região.
A directora, que falava à imprensa no quadro da apresentação pelo executivo provincial do programa de requalificação das zonas históricas e turísticas da localidade da Ponta do Padrão (Soyo), disse ser uma das apostas do governo relançar o turismo cultural, por formas a contribuir na arrecadação de mais receitas para os cofres do estado.
"Sabemos que a Ponta do Padrão é uma localidade foi descoberta pelo navegador português Diogo Cão, em 1482, sendo uma localidade mística, por isso o executivo pretende requalificar a zona para servir de pólo de atracção de turistas", explicou.
De acordo com Angop, a responsável, além da Ponta do Padrão, o executivo provincial pretende também requalificar alguns sítios históricos da vila fronteiriça do Nóqui, com a edificação e reabilitação de empreendimentos ligados a área de turismo, no âmbito do programa integrado de desenvolvimento das localidades históricas e turísticas da região.
Acrescentou que para a sede municipal do Nóqui, o programa prevê a reabilitação da piscina local e todas suas dependências, projectos que serão implementados em colaboração com os ministérios da cultura, hotelaria e turismo.
Isabel Keba informou que os estudos para a execução desses projectos, quer para a localidade da Ponta do Padrão (Soyo) como para a vila do Nóqui, foram já concluídos, aguardando somente a alocação de verbas para o arranque dos trabalhos.
"São projectos ambiciosos que vão dimensionar essas localidades e a subsequente atracção de turistas", enfatizou.