O grupo carnavalesco União Estrelas do Pita, do município da Quiçama, em Luanda, vai intensificar os seus ensaios, com vista concorrer com dignidade, na classe A, na próxima edição do Entrudo, disse o seu responsável, Agostinho Mutunda.
De acordo com Angop, o chefe o seu agrupamento, constituído por 270 elementos, vai se fazer representar com as cores vermelha, rosa e branca, com o título da canção “Nanhi wa ko mono mukulo, Nanhi wa ku mono lelo” (quem te viu e quem te vê).
Agostinho Mutunda explicou que nesta edição, pretendem retratar alguns dos ganhos que o município da Quiçama beneficiou desde a sua anexação à província de Luanda, com destaque para a reabilitação do Santuário da "Mamã Muxima", o balcão BUE, estradas e escolas.
Ao gingar da dança tradicional Katutula, os foliões estão moralizados à concorrer, no dia 12 de Fevereiro, apesar de precisarem de mais apoios, sobretudo de meios de transporte, para facilitar as deslocações dos integrantes do grupo, residentes nas comunas do Cabo Ledo, Muxima, Demba Xio, Mumbondo e Kixinge, algumas com uma distância de mais de 300 quilómetros.
“Apesar de termos recebido um apoio de sete mil dólares da Associação Provincial do Carnaval de Luanda (Aprocal), ainda carecemos de mais apoios em transportes e mesmo meios financeiros”, disse.
Criado em 1993, antes de pertencer à província de Luanda, a União Estrelas do Pita já venceu o primeiro lugar da classe A (no Bengo) e em 2012 arrebatou o primeiro da B.