O secretário geral da Associação Provincial do Carnaval de Luanda (Aprocal), António Oliveira ”Delón”, lamentou hoje, em Luanda, a ausência do grupo Unidos de Caxinde, do distrito da Ingombota, no desfile carnavalesco da cidade capital deste ano.
Delón, que falava à Angop, referiu que tendo em conta a sua qualidade, o Unidos de Caxinde é um grande grupo que traz ao Carnaval novidade e inovação.
“Lamentámos, por isso, a desistência deste colectivo na edição deste Carnaval. Este ano, não conseguimos controlar algumas situações que o Unidos de Caxinde colocou, mas estamos conscientes que não é desistindo do Carnaval que as coisas se resolvem, só estando nela as coisas se resolvem”, asseverou.
No entanto, o responsável acredita que os Unidos de Caxinde voltem a dar aquela alegria e festa ao Entrudo.
Outra ausência neste Entrudo luandense, segundo Delón, é do grupo União Nzambas da Kissama que alega estar a se organizar melhor para participar condignamente no Carnaval nas próximas edições.
“Eles estão a se reorganizar tendo em conta que nem todos vivem no município da kissama. Assim, estão a trabalhar por uma maior organização”, concluiu.
Fundado a 27 de Março de 2001, o grupo venceu as edições de 2005 e 2010 do Carnaval de Luanda. Tem como estilo de dança o semba.
União Nzambas da Kissama (estreante no Carnaval de Luanda, desde 2012, em função da nova divisão administrativa da cidade capital do país), foi fundado a 13 de Janeiro de 1993, tendo participado em 6 edições do Carnaval do Bengo. O estilo de dança é a katutula.
O Carnaval 2013 decorre nos dias 9, 10 e 12 de Fevereiro, sendo que no primeiro dia desfila a Classe Infantil, segundo, Classe B (adultos) e no último, acontece o desfile central (adultos).