A forma como os grupos carnavalescos estão a se preparar para o Entrudo deste ano foi hoje, em Luanda, demonstrada, com vigor, pelos bailarinos dos grupos carnavalescos Etu Mudietu, União 17 de Setembro e União Povo da Samba.
Os grupos em referência exibiram toda a sua força diante da ministra da Cultura, Rosa Cruz e Silva, e do Presidente da Comissão Administrativa de Luanda, José Tavares, que se deslocaram aos distritos urbanos do Sambizanga, Kilamba Kiaxi e Samba, respectivamente, para ver in loco a preparação das agremiações tendo em conta o Carnaval 2013.
Os habitantes das localidades descritas, contagiados pelo canto e pela coreografia dos colectivos, participaram desta festa que visou mostrar as suas performances, antes dos desfiles na Nova Marginal de Luanda, a decorrer nos dias 9, 10 e 12 deste mês.
O grupo Etu Mudietu (do Sambizanga), primeiro grupo visitado pelas entidades em referência, misturou os bailarinos da classe de adultos com os infantis, destacando, assim, enquanto dançavam, a vontade e alegria em participar desta grande manifestação cultural.
No Kilamba Kiaxi, a comitiva liderada pela ministra da Cultura foi recebida com palmas e assobios, isto na sede do União 17 de Setembro.
De acordo com Angop. as crianças, jovens e adultos deste colectivo mostraram terem força para lutarem com os demais grupos sonantes do Carnaval luandense.
Contagiados pela dança, Rosa Cruz e Silva e José Tavares deram um pé de dança, conquistando ainda mais aplausos.
A visita terminou na sede do União Povo da Samba, do distrito da Samba, que aposta na juventude, já que uma boa parte dos integrantes são jovens.
A ministra da Cultura, satisfeita com o que viu, elogiou a passagem de testemunho por parte da União Povo da Samba.