A Ministra da Cultura, Rosa Cruz e Silva, encontra-se desde ontem em Buenos Aires para participar na entronização da Mamã Muxima, cuja réplica da imagem foi na quinta-feira para o Santuário de Luján, na Argentina.
Rosa Cruz e Silva integra a delegação angolana constituída pelo Arcebispo Emérito do Lubango, Dom Zacarias Camuenho, os bispos do Uíge, Dom Emílio Sumbelelo, do Cuito, Dom José Nambi, de Mbanza Congo, Dom Vicente Kiazico, de Menongue, Dom Mário Lucunde e, de Cabinda, Dom Filomeno Vieira Dias.
O programa de entronização destaca para hoje o encontro com os missionários argentinos que trabalharam em Angola, enquanto a partida para o Santuário e a realização do acto de entronização está marcado para amanhã, e vai ser presidido pelo Bispo de Viana, Dom Joaquim.
Para ontem, estava prevista uma visita à catedral de Buenos Aires, antiga sede do Papa Francisco, encontro com o Administrador Apostólico da Arquidiocese de Buenos Aires, jantar com a comunidade angolana e um convívio cultural e espiritual em torno da imagem de Nossa Senhora da Muxima.
O Santuário está situado a 67 quilómetros de Buenos Aires, e faz parte da Basílica de Nossa Senhora de Lujan, considerado pelos católicos como a padroeira da Argentina, Uruguai e Paraguai.
De acordo com o JÁ. Uma nota do Ministério da Cultura, a titular da pasta recebeu em audiência, dias antes da sua partida para a Argentina, o Encarregado de Negócios e o Chefe das Secções Económica e Consular da Argentina, Emiliano Waiselfisz e Carlos Moreno, com os quais analisou os laços históricos e culturais entre os dois povos.