Na Arquidiocese do Lubango, a igreja da missão de Caconda, e da Missão da Huíla foram classificados pelo ministério da Cultura como patrimónios histórico-cultural do país.
O Coordenador da Comissão Arquidiocesana para a Comunicação Social, Padre Jonas Pacheco, considera que a classificação destes edifícios significa uma justa homenagem aos pioneiros da evangelização do Sul de Angola.
A classificação feita pelo ministério da cultura abrange ainda dentro da Arquidiocese do Lubango, o monumento cristo rei.
A cerimónia oficial da classificação da missão de caconda, que fica pouco mais de 200 km a norte do centro da cidade do Lubango, aconteceu esta terça-feira, o acto foi presidido pela Ministra Rosa Cruz e Silva.
O padre Jonas Pacheco, coordenador da comissão arquidiocesana para a comunicação social, disse que a igreja sempre mostrou o seu grande apreço pela história e pela escultura das comunidades humanas.
O sacerdote destaca a importância do significado destas classificações considerando um gesto de homenagem aos pioneiros da evangelização do sul de Angola.