O 1º espectáculo musical teve lugar no pátio da Embaixada de Angola na Itália e contou com assistência de um público de cerca 100 pessoas, entre os quais o Embaixador de Angola na Itália, Florêncio de Almeida, diplomatas africanos e da CPLP acreditados na Itália e nas Agências das Nações Unidas em Roma, entidades religiosas e professores universitários.
A Orquestra Sinfónica Kaposoka, composta por 36 estudantes adolescentes, interpretou, sob a direção do polaco Pawel Gorajski, os clássicos de Wolfgang Amadeus Mozart “Divertimento in D dur - KV136 – II tempo”, “Concerto in La maggiore F. XI n. 4” de Antonio Lucio Vivaldi, “Sinfonia n. 88 – III Tempo”, de Franz Joseph Haydn, “Intermezzo”, de Pietro Antonio Stefano Mascagni e “Tema d’amore da “Il Padrino” de Giovanni “Nino” Rota Rinaldi.
A banda interpretou também os temas da música angolana como “Reyes - Filha de África”, “Kay – Chachilamo” e “Yembele Yembele Yembele” de Tetalando.
Na mesma ocasião e para animar o momento também exibiu-se o grupo de dança Kizomba Romana, criado em 2007. O grupo é composto por angolanos, italianos e ganenses que demonstrar o quanto é já internacional a dança angolana Kizomba.
A orquestra já teve uma interpretação conjunta com a Orquestra Juvenil do Conservatório Santa Cecília, na Academia del Conservatorio, que aconteceu este fim-de-semana.
O programa da Orquestra Sinfónica Kaposoka em Roma contempla ainda uma O périplo pela Itália da orquestra termina dia 30 de Maio e nesse período vai exibir-se nos palcos da EXPO, em Milão, Génova, Florença, Turim e Como.
A orquestra foi formada em 10 de Outubro de 2008, inicialmente com 67 crianças. Actualmente fazem parte dela 1.260 crianças.