As Revoluções Pós-Modernas e os Caminhos da Incerteza Global” de autoria do ex-patrão da Secreta angolana, Sebastião José António Martins esgotou-se, na cerimónia de lançamento que teve lugar nesta quarta-feira, 26, em Luanda.
De acordo com explicações, dada, quem desejar adquirir copia do livro – que esta a ser comercializado a quatro mil kwanzas – poderá te-lo dentro de duas semanas a partir de algumas livrarias de Luanda, mencionadas no acto da cerimonia de lançamento.
A cerimónia realizada no Anfiteatro do Memorial Dr. António Agostinho Neto, em Luanda, foi marcada pela Conferência «Geopolítica e Geoestratégia Mundial na Actualidade» – Realidade e Desafios, contou com intervenções do sociólogo Victor Kajibanga, do professor Manuel Meirinho e do vice-almirante Silva Ribeiro. Esteve bastante concorrida, que a organização teve de aumentar mais cadeias para os presentes
“Labirintos Mundiais – As Revoluções Pós-Modernas e os Caminhos da Incerteza Global” surge proficuamente num momento em que a democratização dos meios de acesso à tomada de poder e as relações diplomáticas, económicas e militares, nas quais circulam agentes com interesses diversos, por vezes antagónicos, em muitas ocasiões cruzados, permitem vagas de aparente contestação ou apoio a medidas, actos pontuais ou políticas estruturais por parte dos actores políticos
Sebastião Martins, no seu modelo de análise, aplica à realidade de alguns países a Teoria da Estratégia com a narração das Revoluções Coloridas e das Primaveras Árabes, detecta indícios de uma ameaça à Segurança Nacional na República de Angola, corporizada na eventual ocorrência de uma alegada – Primavera Angolana e sugere como o Governo, estrategicamente, deverá responder.
Reflecte sobre a adequação e a eficácia das medidas neutralizadoras dos alegados movimentos subversivos. Com a sua experiência nos domínios político, militar, da segurança e da gestão, Sebastião Martins analisa situações, traça paralelismos com outras latitudes, procura explicações e antecipa cenários.
Sebastião José António Martins nasceu em Angola, em 1961. Especializou-se em Estratégia, no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, da Universidade de Lisboa, com a dissertação de mestrado “A Subversão Política e a Revolução: Cenários Globais e a Perspectiva Angolana”.
Bacharel em Economia, licenciado em Gestão, pós-graduado em Segurança Nacional e em Gestão aplicada às Administrações Públicas, é, também, diplomado em Altos Estudos Internacionais.
Actualmente, frequenta o doutoramento em Ciência Política.
Em Angola, foi Chefe do Serviço de Inteligência e de Segurança de Estado, Ministro do Interior, director-geral do Serviço de Informações e vice-ministro do Interior.
Exerceu funções de Director Nacional de PIaneamento e Finanças do Ministério do Interior e do Comando-Geral da Polícia Nacional, entre outras.
{flexiaudio}17251{/flexiaudio}