Carolina Cerqueira, Reagindo aos recentes acontecimentos na instituição em causa que culminaram com o afastamento do seu presidente de direcção, Masssano Júnior, na sequência de uma reunião da Comissão Directiva, avançou a necessidade de se garantir o bom funcionamento e a preservação do nome da instituição.
Massano Júnior assumiu a direcção da UNAC-SA a 16 de Junho de 2016, depois do então presidente, Arnaldo Calado, ter suspendido o seu mandato por imperativos profissionais decorrentes da implantação imediata da Câmara de Comércio Angola-China, de que é presidente.
À luz dos estatutos, a Comissão Directiva da indicou, na ocasião, Massano Júnior para exercer, interinamente, o cargo de presidente da UNAC-SA, até a realização de eleições.
Num comunicado a imprensa o Departamento Ministerial da Cultura avança que se está a acompanhar o processo, visando assegurar o funcionamento normal da instituição e a realização dos seus fins, sem prejuízo da sua autonomia.
A UNAC-SA é uma associação sócio-cultural e profissional, proclamada há 29 anos,que congrega compositores, músicos, teatristas, coreógrafos e bailarinos.
A organização com mais de seis mil membros tem por finalidade a dinamização da dança, teatro e música, assim como a luta pela inserção profissional e consequentemente a afirmação social dos seus associados.
A UNAC-SA está representada nas províncias de Cabinda, Zaire, Malanje, Lunda Norte, Lunda Sul, Moxico, Cuanza Sul, Benguela, Huambo, Huíla e Cunene.