De acordo com Angop a cantora infantil Sónia António lamentou hoje, quarta-feira, em Luanda, a presença de crianças em espectáculos dedicados especialmente para adultos, tendo apontado como caminho para desvios comportamentais nas crianças.
Em declarações à Angop, à margem da apresentação dos brinquedos "Cozinha da Sónia", a cantora mostrou-se consternada, tendo frisado que muitos destes espectáculos têm o seu término além da meia-noite.
Segundo considerou, atitudes do género levam as crianças a perderem a sua infância muito cedo, agarrando-se, desta forma, as diversões recomendadas especificamente para adultos.
De acordo com Sónia António, os músicos que cantam para adultos, devem apenas realizar espectáculos que visam angariar fundos para crianças, mas não inclui-las nestas actividades.
"Ninguém me contou. Entre outros, recentemente presenciei um espectáculo no qual quando eram 23H00 uma criança subiu ao palco para ir abraçar o cantor", lamentou.
Sónia referiu ainda que a questão de educar a criança não é só uma tarefa dos pais, mas do Estado e de outras instituições que têm a sua área de trabalho voltada para os menores.
Sónia da Conceição Quimbuila António, actualmente é a maior referencia para o público infantil em Angola. Nasceu na província do Uíge no município do Negage. Desde cedo mostrou interesse na carreira artística, destacando-se sempre na escola e na igreja.
Licenciada em Comunicação Social, Sónia como é carinhosamente tratada pelos menores é a fundadora da produtora infantil Cantinho dos Sonhos a única especializada na produção de discos para crianças, e criadora do projecto Cultura nas Escolas.
Passados 15 anos desde o momento que decidiu dedicar-se seriamente a música infantil, a cantora lança este ano os brinquedos da Sónia, uma forma de estar sempre próxima do seu público.