Dez edifícios, cada um com três pisos, e deverá estar concluído e abrir portas dentro de dois anos, em 2014. Esta a dimensão do hospital a erguer, de acordo com os mais elevados padrões de exigência internacional, na aldeia de Nkunga Paza.
Será a apenas cinco quilómetros de Mbanza Congo que irá nascer o novo hospital da Província do Zaire. Um investimento de 4,2 mil milhões de kwanzas (cerca de 44 milhões de dólares) visitado pelo Governador da Província, Joanes André, na segunda-feira.
Na cerimónia, o autor do projeto, Makumbu Nanga, apresentou a maqueta do hospital ao Governo Provincial e à sociedade civil. O futuro hospital vai ficar acoplado à Escola Técnica de Enfermagem de nível médio, e ocupará uma área total de cinco hectares.
A unidade terá capacidade para 377 camas, 288 das quais destinadas ao internamento, e a sua edificação é uma velha aspiração da população local, pois o actual complexo hospitalar existente não consegue dar vazão à procura existente.
Além de medicina geral, o novo hospital, que irá servir mais de perto seis municípios, providenciará atendimento nas especialidades de pediatria, neonatologia, ginecologia e obstetrícia, cirurgia e ortopedia.
Um centro adequado à realização de exames complementares de diagnóstico - e que irá compreender um laboratório, mas também secções de imagiologia e hematologia (esta última anexa ao banco de sangue) – permitirá, também, um mais rápido diagnóstico e encaminhamento adequado aos pacientes.
«A saúde não pode ser relegada para segundo plano e o governador foi feliz em planificar a construção do novo hospital», afirmou o director do projecto, Makumbo Nanga, na ocasião, citado pelo Jornal de Angola.