Segundo Lyne Sherbune-Benz, que falava no fórum " Financiamento e Gestão dos Programas Sociais do Estado, o Banco Mundial e Angola têm uma forte parceria em vários domínios, como na agricultura, água e no sector social.
De acordo com a responsável, consta da estratégia do Banco Mundial para Angola, contribuir na implementação e desenvolvimento dos Planos do Governo, que visa a melhoria das condições de vida da população e apoiar no reforço da economia
O reforço da capacidade institucional, qualidade de prestação de serviços e protecção social, resistência aos choques e género, constam igualmente da estratégia do Banco Mundial.
Salientou que a actual queda do preço do petróleo ressalta importância da diversificação da economia, para estabilidade macroeconómica, daí que o Banco Mundial vai continuar ter parceria com Angola no sentido de implantar sua estratégia para dar resposta à crise.
Lyne Sherbune-Benz defende que a qualidade e a eficiência das despesas públicas devem ser reforçadas.
Afirmou ser mais visível a parceria do Banco com Angola no sector social, onde trabalham, apoiando o reforço das capacidades institucionais locais, dando apoio às comunidades vulneráveis, aumentando a organização, cuidados primários de saúde, melhoramento das fontes de abastecimento das águas e da educação básica, fundamentalmente na gestão de escolas.
Disse que a pedido de Angola o Banco Mundial empreendeu o programa de revisão de despesas públicas com base na sustentabilidade e eficiência.
Defendeu a importância de salvaguarda das despesas no sector social, para proteger as populações mais vulneráveis, enquanto se tenta mobilizar recursos adicionais para melhor a eficiência dos serviços sociais.
O fórum sobre financiamento e gestão dos programas sociais do Estado decorre sobre o lema " Inovar para optimizar o financiamento e a gestão dos programas sociais do Estado.
Fonte: Angop