Mais de 6 mil participantes são aguardados a partir desta Terça-feira em Luanda, no Xº Fórum e exposição global sobre as tecnologias de informação e comunicação a decorrer de 18 a 20 de Junho, numa promoção do Ministério das Telecomunicações e tecnologias de Informação.
Este ano o destaque do certame recai para agricultura electrónica para fomentar o aumento da produção nacional e reduzir o nível de importações de bens de consumo.
O porta-voz António de Sousa, disse que o fórum vai proporcionar a assinatura de um acordo entre o MTTI e a Smart Africa (iniciativa africana ligada às tecnologias no continente) para a partilha de conhecimento, intercâmbio e transferência de know-how.
Através da Smart Africa, Angola pode criar sinergias com vários operadores das TIC's, que poderão também participar do Angotic – o maior evento do ramo no país.
O Angotic conta com a participação, dentre outras instituições nacionais e internacionais, a "Air Bus", de França, e a gigante de satélite americana, Intelsat, que virá com fundos próprios.
O Fórum conta com 54 sessões entre plenárias e reuniões paralelas, que vão abordar assuntos como “ Inclusão digital, Infoinclusão, Cidades inteligentes, Agricultura inteligente.
Haverá também uma exposição de empresas do sector que contará com pelo menos 150 Start up, uma sala especial sobre “candengues cientistas”, retratando a construção e de desenhos de satélites.
A reportagem que se segue é do Jerónimo Domiano.
Update your browser or Flash plugin