José Eduardo dos Santos, vencedor das últimas eleições gerais como cabeça de lista do MPLA, é investido no cargo de Presidente da República na próxima quarta-feira, de acordo com um comunicado do Tribunal Constitucional.
A cerimónia de investidura, para a qual se espera a presença de vários chefes de Estado e de Governo, membros do corpo diplomático, representantes de partidos políticos, clérigos e figuras destacadas da sociedade civil, é realizada na Praça da República, contígua ao recém inaugurado Memorial Dr. António Agostinho Neto.
No mesmo acto, é igualmente investido Manuel Domingos Vicente como Vice-Presidente da República, segundo na lista de candidatos do MPLA. Nos termos da Constituição, é eleito Presidente da República e Chefe do Executivo o cabeça de lista, pelo círculo nacional, do partido político ou coligação de partidos mais votado no quadro das eleições gerais. O Vice-Presidente, que é um órgão auxiliar do Presidente da República, no exercício da função executiva, é o candidato número dois da lista do partido ou coligação mais votado.
O MPLA e o seu cabeça de lista foram os grandes vencedores das eleições gerais de 31 de Agosto, com 4.135.503 votos, correspondentes a 71,84 por cento do total, seguido pela UNITA com 1.074.565 votos (18,66 por cento) e pela coligação CASA-CE, com 345.589 votos (6,00 por cento). O PRS foi o quarto mais votado, com 98.233 votos (1,70 por cento).
O MPLA arrebatou 175 dos 220 lugares em disputa no próximo Parlamento. A UNITA ficou com 32 lugares, sendo 24 pelo círculo nacional e oito pelo círculo provincial.
A coligação CASA-CE conseguiu oito lugares, todos pelo círculo nacional, enquanto o PRS elegeu somente três deputados, dois pelo círculo nacional e um pelo círculo provincial da Lunda-Sul.