Entre os países africanos de língua portuguesa, que tem divida com Portugal Angola representando 50 % do total da dívida dos 5 PALOPS.
Os dados são divulgados pelo última edição do Jornal Agora, que cita dados do relatório denominado “Evolução das Economias dos PALOPS e de Timor Leste 2011-
De acordo com a fonte a dívida dos PALOPS teve um crescimento de 168 milhões de dólares em 2011. O Novo quadro deveu-se apenas a dívida garantida pelo estado Português, já que desde 2009 Angola tem vindo a amortizar a sua dívida directa com as construtoras que operam no mercado angolano.
O BDP revela ainda que a dívida oficial dos Palop, a Portugal aumentou 34% em 2011 e cresce4u três vezes mais do que em 2010. O relatório não avança dos números desta dívida angolana, mas refere os grandes sinais positivos da economia Angola, tais como a estabilidade cambial, o crescimento real da economia Angolana e o aumento das suas reservas internacionais, bem como faz referencia ao programa de ajustamento económico encetado pelo go0verno Angolano, no quadro de um programa apoiado pelo FMI.