O Presidente da República de Angola, José Eduardo dos Santos, destacou o reforço da aposta nas políticas sociais durante o ano de 2013, sustentado num aumento de 50 por cento das verbas do Orçamento do Estado destinadas à educação, ensino, saúde, habitação e protecção social.
No total, as verbas destinadas às políticas sociais representam um terço do orçamento para 2013. Esta foi uma das tónicas do discurso da cerimónia de apresentação de cumprimentos de final de ano.
«A nós, líderes políticos, religiosos, cívicos, empresariais e de associações culturais, cabe-nos (...) canalizar a generosa energia de todo o nosso povo para a construção de uma Angola moderna, democrática e próspera, tendo por base os valores do trabalho, da liberdade, da justiça, da paz, do respeito mútuo e da fraternidade», frisou José Eduardo dos Santos.
A necessidade do reforço do crédito à economia, com bonificação de juros para os empresários empreendedores, a formação de quadros e o crescimento sustentável foram outros temas em destaque.
«Calculámos metas altas com um crescimento económico sustentável, sem comprometer a melhoria do ambiente e a adopção de políticas de adaptação às alterações climáticas», garantiu o Presidente da República.
Acompanhado pela primeira-dama, Ana Paula dos Santos, José Eduardo dos Santos recebeu os cumprimentos do vice-Presidente, Manuel Vicente, do presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, e dos tribunais Supremo, Constitucional e de Contas, respectivamente Cristiano André, Rui Ferreira e Julião António, além de membros do executivo, da Assembleia Nacional, da sociedade civil e das autoridades eclesiásticas.