A cooperação entre as repúblicas de Angola e da África do Sul será revista em Luanda durante a visita de trabalho, de algumas horas, do Chefe de Estado sul-africano, Jacob Zuma, chegado sensivelmente à meio da manhã de hoje (quarta-feira) ao país.
A apresentar cumprimentos de boas-vindas, à Jacob Zuma, estiveram no aeroporto Internacional 4 de Fevereiro o ministro da Administração do Território, Bornito de Sousa Baltazar Diogo, o secretário das Relações Exteriores, Manuel Augusto, e funcionários da representação diplomática do seu país em Angola.
De acordo com o programa da visita, o presidente sul-africano vai entrevistar-se com seu homólogo angolano, versada em questões ligadas ao desenvolvimento económico dos dois países, assim como a revisão da implementação dos vários acordos rubricados nos mais diversos domínios.
De recordar que o estadista sul-africano, Jacob Zuma, esteve em Angola em três ocasiões, no ano passado (2012).
A República da África do Sul é um país localizado no extremo setentrional do continente, confluindo entre os oceanos Atlântico e Índico, com 2.798 quilómetros de litoral, tendo ainda como limites a Namíbia, Botswana e Zimbabwe a norte; Moçambique e Suazilândia a leste.
Os dois países são dos membros da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC).