O Chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, foi informado, em Luanda, sobre a situação no Sudão, durante uma audiência que concedeu ao assistente do presidente sudanês, Nafie Ali Nafie.
Falando à imprensa, a saída do encontro, realizado no Palácio Presidencial, à Cidade Alta, o enviado do presidente Omar al Bashir disse ter informado ao estadista angolano sobre o acordo assinado em Setembro último, entre o Sudão e o Sudão do Sul, visando a paz na região.
Explicou que sob orientação dos dois chefes de Estado, Omar Bashir, do Sudão, e Salva Kiir, do Sudão do Sul, as equipas negociais reuniram este mês, em Addis Abeba, Etiópia, tendo alcançado resultados significativos.
Segundo o emissário, o próximo encontro entre os chefes de Estado deverá aprofundar as discussões, na respectiva da implementação do acordo rubricado, que prevê uma área desmilitarizada e o engajamento dos líderes africanos no sentido de se encontrar a solução do problema.
Nafie Alie disse que o Presidente José Eduardo dos Santos assegurou-lhe que irá prestar o apoio necessário, ao mesmo tempo que defendeu a necessidade de serem os próprios africanos a resolverem os seus problemas.
Por outro lado, o assistente de Bashir disse ter manifestado a José Eduardo dos Santos o interesse do partido no poder no Sudão em cooperar com o MPLA, visando o aprofundamento das relações bilaterais.