O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Paulo Portas, reuniu-se, esta terça-feira, com o Presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, no âmbito da visita oficial que terá a duração de 48 horas.
As diplomacias de Angola e de Portugal preparam para este ano uma cimeira bilateral, a ter lugar na capital angolana, anunciou ontem o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros português, Paulo Portas, que foi portador de mensagens do Presidente Aníbal Cavaco Silva e do Primeiro-Ministro, Pedro Passos Coelho, ao Chefe de Estado.
Em declarações à imprensa depois de ser recebido em audiência pelo Presidente José Eduardo dos Santos, o chefe da diplomacia portuguesa anunciou a constituição de comissões mistas que vão trabalhar nos preparativos para que a cimeira produza os resultados esperados no domínio da cooperação bilateral.
Paulo Portas informou que as referidas comissões “vão trabalhar área a área, dossier a dossier, para que possam oferecer ao Presidente da República de Angola e ao Primeiro-Ministro de Portugal conteúdos práticos, avanços concretos na cooperação entre os dois países”.
O ministro português manifestou a intenção de “resolver o que tiver de ser resolvido e melhorar o que tem que ser melhorado”. “Vamos abrir as vias de desenvolvimento e de cooperação para facilitar a vida aos nossos cidadãos e às nossas empresas”, disse Paulo Portas, defendendo a necessidade de “reforçar a ligação cultural única que é a relação entre Portugal e Angola”.
Paulo Portas disse aos jornalistas que “o Presidente angolano é um dos grandes líderes africanos” e aproveitou para desejar bom ano novo e felicitar José Eduardo dos Santos pela vitória nas eleições gerais de 31 de Agosto de 2012.
Na amanhã desta terça-feira o ministro português teve encontros com editores portugueses e com o cardeal Alexandre do Nascimento, bem como uma visita à empresa portuguesa Mota-Engil.
Val recordar que Paulo Portas esteve em Luanda em julho, curta deslocação de 24 horas durante a qual participou na cerimónia de inauguração da 29.ª edição da Feira Internacional de Luanda (FILDA).