Angola e Portugal reforçadas as relações bilaterais

Angola e Portugal reforçadas as relações bilaterais

O ministro português dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, terminou ontem a visita oficial de dois dias ao nosso país, onde abordou com as autoridades angolanas questões relacionadas com a preparação da cimeira bilateral, agendada para este ano, em Luanda – diversos aspectos ligados à preparação da cimeira foram abordados entre Georges Chikoty e Paulo Portas.

Este ano está prevista a realização de uma cimeira de Chefes de Estado e de Governo, cabendo aos ministros das Relações Exteriores e dos Negócios Estrangeiros dos dois países aprofundar em detalhe o programa e a agenda da reunião.

Georges Chikoti sublinhou que Angola tem interesse no setor da formação de quadros, processo que, aliás, pretende ver acelerado, manifestando ainda o desejo de saber quais as empresas portuguesas que tencionam transferir-se para Angola, em particular as que têm capacidade para trabalhar no âmbito da reconstrução nacional.

Paulo Portas foi recebido em audiência pelo Presidente José Eduardo dos Santos, com quem analisou assuntos ligados ao reforço da cooperação bilateral. Angola e Portugal mantêm relações de cooperação em vários domínios, com destaque para as áreas da educação, saúde, cultura, desportos, indústria, transporte e construção civil.