A cidade de Saurimo, província da Lunda-Sul, no leste de Angola, vai acolher em Junho um exercício aéreo militar em que participam países da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) e que visa promover a integração regional e cooperação em matéria de operações de busca e salvamento, noticia hoje o Jornal de Angola.
Denominado "Zambeze Azul", o exercício foi apresentado segunda-feira em Luanda, numa cerimónia presidida pelo comandante da Força Aérea Nacional (FAN), general Francisco Gonçalves "Hanga".
Assistiram ao acto os adidos de Defesa e delegados da África do Sul, Botswana, Lesoto, República Democrática do Congo (RDC), Zâmbia e Zimbabwe. No exercício serão feitos treinos combinados, com vista a padronizar os procedimentos que devem culminar com a compilação de uma "doutrina aérea regional".
O comandante da Força Aérea Nacional lembrou que os objectivos do exercício "Zambeze Azul" também reflectem os objectivos nacionais e de integração regional, de aquisição de valências no treino de forças, no aumento de grupos de segurança de voo, na elevação do coeficiente de distribuição técnica dos meios aéreos e no melhoramento das infra-estruturas que devem albergar o exercício.