Comissão Económica analisa questões dos domínios monetário e financeiro

Comissão Económica analisa questões dos domínios monetário e financeiro

A Comissão Económica do Conselho de Ministros analisou ontem o mercado monetário e financeiro nacional num encontro orientado pelo presidente da Republica José Eduardo dos Santos.

De acordo com o comunicado de imprensa distribuído no final da reunião realizada no palácio presidencial, na sessão foram tratadas questões relacionadas com o memorando sobre a evolução dos mercados, Monetário, cambial e Contas externas:

O memorando sobre os destinos das Divisas Vendidas, a proposta de plano de caixa de Março e o plano anual de endividamento público para 2013 mereceram também atenção da Comissão Económica.

O plano de endividamento para 2013 estima um saldo liquido positivo de 588,5 mil milhões de kwanzas correspondente a 5, 9 mil milhões de dólares. A estimativa esta em harmonia com o Orçamento geral do Estado aprovado recentemente pela Assembleia nacional.

A Comissão Económica aprovou ainda um conjunto de acções de natureza organizativa, que visam melhorar a articulação entre as várias comissões de trabalho e assegurar uma melhor preparação das medidas de política mais consentâneas com os desafios que se colocam ao Executivo.

No domínio monetário, a Comissão Económica apreciou o desenvolvimento dos Mercados Monetário, Cambial e das Contas Externas, na semana de 11 a 15 de Fevereiro de 2013, em que se destaca a diminuição do preço do petróleo (Brent) em 1,04%, adianta a nota.

Segundo o documento do órgão auxiliar do Presidente da República, no período em referência, as Reservas Internacionais Líquidas diminuíram em 1,63%, em virtude da redução das Reservas Brutas de 1,52%, enquanto a taxa de câmbio do dólar norte-americano conheceu uma depreciação de 0,01% no mercado primário, de 0,86% no mercado secundário e de 0,16% no mercado informal.

A Comissão Económica do Conselho de Ministros informa, no documento, que, nas suas operações no mercado cambial, o Banco Nacional de Angola vendeu aos bancos comerciais divisas no montante de 349,50 milhões de dólares norte-americanos.