Eventual aumento do preço de combustíveis lança leituras em Angola sobre o impacto nas famílias

Eventual aumento do preço de combustíveis lança leituras em Angola sobre o impacto nas famílias

O administrador da Sonangol Baptista Sumbe, informou recentemente em conferência de empresa que os preços dos combustíveis vão sofrer um aumento na ordem dos 100 porcento  

A gasolina e o gasóleo, actualmente com valores de 60 e 40 kwanzas, passarão a custar 150 e 75 kwanzas respectivamente, o valor total da subvenção, em 2012, atingiu os 4 mil milhões de dólares.

Para o economista Josué Chilundulo, á subida do preço do combustível, prevê o aumento no valor dos títulos de transportes públicos e as implicações serão direitas no índice do pareço do consumidor.

A Fonte oficial da Sonangol explicou ao Novo Jornal que estes dados “são apenas a posição e a visão da empresa”. Até porque a Sonangol não tem nada a ver com os preços. Esta é uma função do Ministério das Finanças”, frisou.

No entanto Josué Chilundulo, pensa que qualquer alteração na subida dos combustíveis vai implicar com que haja inflação afectando directamente a renda das Famílias.

Por sua vez o economista Fernando Heitor pensa que a subida dos preços dos combustíveis se traduza em dois eixos fundamentais.