Os presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, e da África do Sul, Jacob Zuma, mantiveram hoje, terça-feira, na capital angolana, um encontro onde analisaram questões ligadas ao reforço das relações bilaterais.
Durante o encontro, a situação prevalecente na República Democrática do Congo (RDC) também mereceu a atenção dos dois interlocutores, momentos antes da realização de um evento tripartido, ao mais alto nível, entre os estadistas José Eduardo dos Santos, Jacob Zuma e o congolês democrático Joseph Kabila.
Este encontro tripartido, que tem por finalidade analisar a situação prevalecente no leste da República Democrática do Congo e proceder à concertação, com vista à implementação do Acordo-Quadro para a paz, estabilidade e cooperação naquele país e na região, foi rubricado em Fevereiro último, na capital etíope, Addis Abeba.
Segundo Angop, visa pôr fim os recorrentes ciclos de conflitos e de violência na RDC motivados por grupos armados, que já provocaram milhares de mortes e cerca de dois milhões de deslocados.