Sob o lema «Cultura de Paz na CPLP», o encontro decorre até à próxima quinta-feira, 7 de Novembro, em Luanda, com a presença de representantes parlamentares de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.
O evento servirá para analisar, entre outros assuntos, o Projecto de Estatuto e Regimento Interno da AP-CPLP e o Plano de Actividades da Associação para o período 2013-2015, assim como as temáticas democracia, estabilidade política e desenvolvimento, integração política e economia dentro da organização, reconciliação nacional e estabilidade das instituições políticas.
No âmbito do encontro, Angola assumirá a presidência da AP-CPLP, ocupando esta posição por período de um ano.
A AP-CPPL é o órgão da CPLP que reúne os Parlamentos nacionais dos oito Estados membros.
No discurso de abertura o representante do Secretário executivo da CPLP, Hélder Vaz aproveitou falar do lançamento da campanha contra fome que a comunidade pretende efectuar com ajuda dos vários parlamentos da comunidade Lusófona.
"Esperamos em breve lançar a nossa campanha Juntos Contra a Fome e contamos com os Parlamentos para ajudarem-nos no impulso da iniciativa", referiu.
Sem mais detalhes a respeito do que já foi feito para dar corpo a esta campanha, disse ser uma iniciativa para alimentar a esperança dos povos da comunidade, baseada na arrecadação de fundos nos oito Estados membros.
"São estas acções concretas que fazem que a CPLP seja útil aos nossos cidadãos. É a campanha Juntos Contra a Fome, para alimentar a esperança na CPLP, com vista a angariação de fundos nos oito Estados membros", referiu.
Explicou que estes fundos têm por finalidade financiar as iniciativas previstas na estratégia do secretariado executivo da organização.