Hoje é o dia Internacional do Diplomata para assinalar a data o ministério da relações exteriores realizou na manha desta terça feira na Assembleia nacional uma palestra com o tema “A Diplomacia parlamentar no contexto da política externa da republica de Angola”. A mesma foi preferida pelo vice presidente do MPLA Roberto Victor de Almeida, que no discurso de abertura fez uma incursão histórica da diplomacia angolana, que teve exatamente inicio com a formação do 1º governo da Republica Popular de Angola e a criação do ministério das relações exteriores, através da promulgação do decreto-lei nº 1/ 75 que permitiu a firmação de Angola na comunidade Internacional, como estado independente e soberano instituindo as suas estruturas próprias com vista a defesa da politica externa no novo País.
O Ministro das relações Exteriores George Chicote, em saudação a data depositou uma coroa de flores ao túmulo do soldado desconhecido.
Em declarações à imprensa, disse que o sector vive momentos importantes da história, uma vez reconhecida a luta diplomática feita por muitos filhos de Angola, a qual foi aliada a luta armada de libertação nacional, culminando com a proclamação da independência a 11 de Novembro de 1975.
“O nosso ministério continua a fazer essa luta diplomata pelo mundo acompanhados de pessoas que durante toda a vida praticaram a arte política para ganhar a batalha nos vários domínios em que Angola está inserido”, frisou o titular da pasta da diplomacia angolana.
Referiu que actualmente Angola possui 72 embaixadas espalhadas por igual número de países, facto que demonstra a actividade diplomática levada a cabo pelas autoridades angolanas.
Realçou, por outro lado, o número de delegações estrangeiras que escalam Angola para colher experiências no concernente à diplomacia preventiva levada a cabo por Angola, principalmente na resolução de conflitos.
Destacou igualmente a dimensão dos investimentos estrangeiros no país em vários sectores com destaque para o petrolífero.