Os 159 parlamentares presentes na III Reunião Plenária Extraordinária da II Sessão Legislativa da III Legislatura iniciaram os trabalhos com um minuto de silêncio, em memória aos dois nacionalistas.
Ao tomar a palavra, o presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, declarou, em nome dos representantes do povo, que Nelson Mandela foi um digno filho da África do Sul e de África.
Segundo o parlamentar, o primeiro Presidente negro da África do Sul (1994-1999) foi um símbolo mundial da luta pela paz, tolerância e do perdão.
"Madiba" (nome do clã Thembu a que Mandela pertence) foi o principal lutador contra a segregação racial (Apartheid) na África do Sul, regime político que derrubou após a subida ao poder, em 1994.
O líder histórico da África do Sul, cujos restos mortais vão a enterrar a 15 deste mês, morreu vítima de doença prolongada, no seu país.
Nelson Rolihlahla Mandela foi um advogado, líder e presidente da África do Sul de 1994 a 1999, foi considerado como o mais importante líder da África Negra. Ganhou o Prémio Nobel da Paz de 1993, e Pai da Pátria da moderna nação sul-africana.