Deputados da NA rendem tributo a Nelson Mandela

Deputados da NA rendem tributo a Nelson Mandela

Os 159 parlamentares presentes na III Reunião Plenária Extraordinária da II Sessão Legislativa da III Legislatura iniciaram os trabalhos com um minuto de silêncio, em memória aos dois nacionalistas.

Ao tomar a palavra, o presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, declarou, em nome dos representantes do povo, que Nelson Mandela foi um digno filho da África do Sul e de África.

Segundo o parlamentar, o primeiro Presidente negro da África do Sul (1994-1999) foi um símbolo mundial da luta pela paz, tolerância e do perdão.

"Madiba" (nome do clã Thembu a que Mandela pertence) foi o principal lutador contra a segregação racial (Apartheid) na África do Sul, regime político que derrubou após a subida ao poder, em 1994.

O líder histórico da África do Sul, cujos restos mortais vão a enterrar a 15 deste mês, morreu vítima de doença prolongada, no seu país.

Nelson Rolihlahla Mandela foi um advogado, líder e presidente da África do Sul de 1994 a 1999, foi considerado como o mais importante líder da África Negra. Ganhou o Prémio Nobel da Paz de 1993, e Pai da Pátria da moderna nação sul-africana.