Mary Therese Robinson, chegou na manhã desta terça-feira e vai participar na V Cimeira dos grandes Lagos que Luanda acolhe.
Com o mesmo propósito, chegou igualmente o ministro das Relações Exteriores do Congo Democrático, Tshibanda Tunga Mulongo, que vai participar da reunião ministerial, enquadrado nos trabalhos de preparação da Cimeira dos Chefes de Estado e de Governos da organização sub-regional que decorre sob o lema “promovamos a paz, segurança, estabilidade e desenvolvimento na Região dos Grandes Lagos”.
Entretanto, antes do encontro inter-ministerial, já aconteceram as reuniões dos Chefes do Estado Maiores das Forças Armadas e Chefes dos Serviços de Inteligência dos países membros da CIRGL, e já aconteceu o fórum dos ministros da Defesa e dos Coordenadores Nacionais, que encerrou domingo.
A CIRGL foi criada em 1994, após os conflitos políticos e armados que marcaram a região dos Grandes Lagos, cujo resultado vincou o reconhecimento da sua dimensão e a necessidade de um esforço concentrado dos países da zona para a promoção da sua paz e desenvolvimento.
O actual secretário-executivo da instituição é congolês democrático, eleito em Dezembro de 2011, e a presidência da CIRGL está a cargo do Uganda, desde 2011.
Integram o CIRGL Angola, Burundi, República Centro Africana (RCA), República do Congo, República Democrática do Congo (RDC), Quênia, Uganda, Rwanda, Sudão, Sudão do Sul, Tanzânia e Zâmbia.