Instrumentos jurídicos para cooperação bilateral assinados entre Angola e RCA

Instrumentos jurídicos para cooperação bilateral assinados entre Angola e RCA

Rubricaram,   esta quarta feira, por Angolana, assinou o ministro das Relações Exteriores, Georges  Rebelo Chikoti,  enquanto pela RCA o seu  ministro dos Negócios Estrangeiros, Gaston Makouzangba, no país no quadro da visita, de 48 horas, da Presidente interina desta nação da região dos Grandes Lagos, Catherine  Samba-Panza.
Em declarações à imprensa, no Palácio Presidencial, o director para África, Médio Oriente e Organizações Internacionais do Ministério das Relações Exteriores, Joaquim do Espírito Santo, explicou que  o protocolo financeiro "consiste numa doação, avaliada em  10 milhões de dólares americanos, que a República de Angola propõe-se conceder a RCA, para o funcionamento do governo e também atender questões ligadas a crise humanitária existente que se regista".
Segundo o responsável, o Memorando de Entendimento Geral prevê  dar cobertura a outros  acordos específicos,  que serão assinados no âmbito do apoio que Angola está a conceder à República Centro Africana, fundamentalmente no domínio dos transportes,  segurança e ordem pública, bem assim na  formação de quadros .
A  presidente interina da RCA, que tomou posse a 23 de  Janeiro último, encontra- se em Angola  desde Terça- feira, para uma visita de 48 horas, destinada ao reforço da cooperação bilateral.
No encontro privado hoje, no Palácio Presidencial, o Chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, recebeu, de Catherine Samba-Panza, informações sobre os últimos desenvolvimentos da actual situação político-militar no seu país,  assolado por um conflito armado inter-religioso, opondo milícias cristãs e muçulmanas.
Segundo o último relatório apresentado pelo Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moom, ao Conselho de Segurança, a situação geral na República Centro-Africana (RCA), nos domínios político, económico e de segurança, permanece frágil, resultante de pobreza extrema generalizada e um ciclo perturbador de violações dos direitos humanos e impunidade.
Angola assume, desde Janeiro de 2014, a presidência rotativa da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL).
Com uma superfície  de  622 mil e 984 quilómetros quadrados, a sua  população quase quadruplicou desde a independência, em 1960, quando se cifrava em um milhão e 232 mil indivíduos, enquanto, em 2009,  era de quatro milhões e 444 mil cidadãos.
A RCA está localizada no centro da África, limitada a norte pelo Chade, a nordeste pelo Sudão, a leste pelo Sudão do Sul, a sul pela República Democrática do Congo e o Congo-Brazzaville, e a oeste pelos Camarões.