Catherine Samba Panza leva 10 milhões de Angola para ajuda humanitária

Catherine Samba Panza leva 10 milhões de Angola para ajuda humanitária

O Governo angolano anunciou esta quarta-feira, 5 de Março, uma ajuda de 10 milhões de dólares à República Centro Africana, para ajuda humanitária e apoio às autoridades de transição, que tentam restabelecer a paz no país, que há vários meses é palco de intensos confrontos sectários.

A informação foi avançada à imprensa pelo director para África, Médio Oriente e Organizações Internacionais do Ministério das Relações Exteriores, Joaquim Espírito Santo, no âmbito da visita oficial a Angola da Presidente interina da República Centro Africana, Catherine Samba-Panza.

Os dois países assinaram três instrumentos jurídicos, nomeadamente um memorando de entendimento, um protocolo sobre o programa indicativo de cooperação bilateral e um acordo que prevê a doação de 10 milhões de dólares à RCA.

Os acordos foram rubricados pelo ministro das Relações Exteriores, Georges Chikoti, e pelo seu homólogo Gaston Makouzangba.

Em declarações à imprensa, após ser recebida em audiência pelo Presidente José Eduardo dos Santos, Samba-Panza garantiu que os acordos permitem reforçar a cooperação bilateral, assim como prestar auxílio às autoridades de Bangui. A Presidente interina mostrou-se preocupada com a situação de insegurança no seu país, onde existe «muitas violações dos direitos humanos».

Desde o golpe de 24 de Março de 2013, perpetuado pela coligação Seleka, que a RCA é palco de confrontos entre milícias cristãs e muçulmanas, que já provocaram milhares de mortos.

Na qualidade de Presidente em exercício da Conferência Internacional sobre a região dos Grandes Lagos, Eduardo dos Santos reafirmou a intenção de prosseguir com acções de prevenção e resolução de conflitos.

Recorde-se que Catherine Samba-Panza realizou uma visita oficial de 48 horas a Angola, no âmbito do reforço da cooperação bilateral.

{flexiaudio}14202{/flexiaudio}