Bispos destacam a democracia e reconciliação na abertura

Bispos destacam a democracia e reconciliação na abertura

 “A democracia e pluripartidarismo estão reconhecidos por lei em Angola mas a sua prática tem diante de si um longo caminho a percorrer com vista a uma boa governação”, disse o presidente da CEAST, em sessão de abertura dos trabalhos da 1ª Plenária, em São Tomé.

Para o arcebispo do Lubango, ainda continua o grande desafio o tema da reconciliação, condição para a verdadeira paz dos corações e justiça social. A liberdade de imprensa também foi referenciada, numa clara alusão ao projecto da Emissora Católica de Angola.

“Nos meios de comunicação social, bem patente, por exemplo na falta de mais rádios independentes com cobertura nacional, com destaque para a própria Rádio Ecclesia, para não falar de Televisões e magazines independentes a vários títulos e que sejam extensivos a todo o país”, disse.

Estão em São Tomé cerca 25 Bispos Católicos, com o Núncio Apostólico de Angola e São Tomé, Dom Novatus Rugambwa para a 1ª Assembleia Plenária que arrancou nesta quarta feira 12 a 17 de Março de 2014, na capital de São Tomé em Príncipe.

Na agenda dos trabalhos, os prelados serão recebidos pelo Presidente da Republica e tem marcado para amanhã a celebração de acção de graças por um ano do pontificado do Papa Francisco.