Plano Director de Luanda tem uma comissão criada

Plano Director de Luanda tem uma comissão criada

O presidente da Republica José Eduardo dos Santos, criou a comissão Interministerial de acompanhamento e coordenação do plano director geral de Luanda, que será coordenada pelo ministro de estado e chefe da casa civil Edeltrudes da Costa, coadjuvado pelos ministros da construção e do Urbanismo e habitação Waldemar Pires Alexandre.

Segundo uma nota da Casa Civil do Presidente da República, chegada à imprensa, esta comissão terá por principal atribuição proceder ao acompanhamento do processo de elaboração do Plano Director para a província de Luanda, bem como da estratégia de requalificação e desenvolvimento do seu espaço urbano.

Pretende-se com a mesma, segundo a nota, resolver os problemas de urbanização decorrentes do ciclo de degradação da cidade de Luanda e a preservação do seu património arquitectónico e histórico.

Integram a comissão, os ministros das Finanças, do Planeamento e do Desenvolvimento Territorial, da Administração do Território, da Energia e Águas, dos Transportes, o governador de Luanda, os secretários do Presidente da República para os Assuntos Judiciais e Jurídicos e para os Assuntos Regionais e Locais.

Fazem ainda parte da comissão, o presidente da Comissão Administrativa de Luanda, os presidentes dos Conselhos de Administração da EDEL, EPAL e os directores dos gabinetes de Obras Especiais e de Gestão e Requalificação e Reconversão, além do director da Unidade Técnica de Saneamento da Cidade de Luanda.