“Brasil e Angola são países irmãos e actores importantes para a democratização das relações internacionais”, disse ontem a Presidente brasileira, Dilma Rousseff, que manifestou apoio à candidatura Angolana a membro não permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas.
O Presidente José Eduardo dos Santos retribuiu o gesto e anunciou o apoio de Angola à candidatura do Brasil para a Conferência Internacional para os Direitos Humanos, destacando o desempenho de quadros e especialistas brasileiros em diferentes organizações e instâncias internacionais.
O Presidente expressou-se grato pelo convite da sua homóloga brasileira para assistir à cerimónia de abertura do Campeonato do Mundo Fifa 2014, “um momento de grande emoção”, como disse, e declarou que torce pela selecção canarinha e espera que o Brasil seja o próximo campeão do mundo.
Os dois líderes fizeram declarações a jornalistas no final de um encontro privado em que passaram em revista os principais temas da cooperação bilateral, em especial a promoção de investimentos no sector industrial e agrícola e a cooperação técnica, mas em que analisaram também aspectos da conjuntura regional e internacional, de interesse para os dois países.
José Eduardo dos Santos e Dilma Roussef mostraram-se satisfeitos com a conclusão das negociações sobre o acordo de facilitação de vistos que vai promover a circulação dos cidadãos nos dois sentidos, especialmente para homens de negócios e técnicos, angolanos e brasileiros, o que resulta num importante impulso das trocas comerciais entre os dois países.